O Dia – Caxias realiza mutirão de registro civil no sábado

Objetivo é assegurar cidadania e dignidade às pessoas que ainda não têm a documentação básica

 

Duque de Caxias – A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento Municipal de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos Individuais, Coletivo e Difusos – LGBTI e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, realizará, neste sábado (17), das 9h às 15h, no Colégio Estadual Lara Villela, localizado na Rua Avaré, nº 19, bairro Jardim Gramacho, o mutirão de erradicação do sub-registro e registro tardio. A ação tem o objetivo de assegurar cidadania e dignidade às pessoas que ainda não têm a documentação básica.

 

De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Aline Ferreira, durante os dias 8 e 31 de maio, foram feitos o pré-agendamentos, no Complexo de Direitos Humanos.

 

“Fizemos os devidos encaminhamentos entre os órgãos competentes para a efetivação do registro de nascimento. No dia do mutirão, todos que se apresentarem, mesmo que não tenham realizado o pré-agendamento, serão atendidos”, explicou a subsecretária.

“O planejamento desse evento vem desde março, quando aconteceu a primeira reunião do comitê responsável pela erradicação do sub-registro e registro tardio. Vale ressaltar também que a certidão de nascimento é o documento que dá acesso a qualquer serviço público. Por isso, é importante fazer o registro no cartório assim que a criança nasce. Mas se não foi possível, por qualquer razão, nosso objetivo é ajudar essas pessoas”, declarou Ferreira.

 

Já a subsecretária de Direitos Humanos, Andreia Santos, destacou que é necessário apresentar os seguintes documentos no dia do mutirão: comprovante de residência, identidade da mãe e do pai, segunda via da Declaração do Nascido Vivo (DNV).

 

“A declaração pode ser solicitada na Secretaria Municipal de Saúde e somente a mãe pode retirar o documento”, finalizou a subsecretária.

Fonte: O Dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

escala-de-justica-de-ouro-na-frente-do-livro-de-leitura-de-advogado-na-mesa_23-2147898544

Provimento CGJ nº 76 /2024 acrescenta o item 9 à alínea b do art. 166 do Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça – Parte Extrajudicial

doacao-de-orgaos

Cartórios fazem mutirão para sensibilizar população sobre doação de órgãos

pacto-antenupcial-1024x683

Artigo – Renúncia à condição de herdeiro entre cônjuges e companheiros: A registrabilidade dos pactos antenupciais

Rolar para cima
Pular para o conteúdo